Fala a verdade: quem nunca teve problemas em fazer uma entrevista de emprego? É sempre uma grande expectativa. Nós geralmente estamos naquela imensa espera, não dormimos direito por conta da ansiedade e quando chega a hora da entrevista nos atrapalhamos todos nas respostas.

O recrutador pergunta quanto é 2×5 e respondemos 20. O fato é que o nervosismo em entrevista de emprego é super normal e temos que encarar desta forma. O preparo para ir a uma entrevista de emprego é essencial para o nosso sucesso nela, pois este preparo vai nos trazer muito mais tranquilidade e diminuição da ansiedade, fazendo com que tenhamos respostas mais claras e objetivas, atendendo as expectativas dos recrutadores.

A questão aqui é que por mais que estejamos preparados, jamais haverá a certeza de sucesso em 100% dos casos. A entrevista sempre será uma conversa de avaliação, em que além da parte técnica, haverá também a empatia entre entrevistador e entrevistado, e isso também será um fator de decisão importante para quem escolhe o candidato.

Por isso, não se culpe por não passar em uma entrevista ou outra. Fará parte do processo de aprendizagem e é uma situação normal para uma entrevista de emprego. 50% de chances de você passar e outras 50% de chances de você não passar. Ao invés de gastar energia se culpando ou se condenando por ter errado em alguma parte da entrevista ou por achar que errou, mesmo sem saber, saiba que os outros candidatos podem ser mais adequados à vaga que você, e, portanto, seja melhor você gastar sua energia se preparando para as próximas entrevistas, visando a busca do novo emprego.

Se preferir, assista este conteúdo em nosso canal do youtube com nosso vídeo animado, clicando aqui.

Um Estudo que você deve conhecer:

Um estudo diz, que independentemente de você realizar 5, 10 ou 15 entrevistas de emprego num determinado período, não haverá nenhum problema, uma vez que quando passamos numa entrevista e ingressamos na empresa, ficamos em média 5 anos trabalhando para esta mesma empresa. Portanto, mais do que se preocupar com quantas entrevistas fez e não passou, a melhor forma de pensar é que dali mais algumas entrevistas, você estará empregado por alguns anos no mínimo.

Claro que tudo isso vai depender do seu preparo a cada não que recebe, para receber o sonhado sim.

Não vou te livrar da ansiedade, mas vou te dar algumas dicas que vão fazer total diferença para você sair empregado!

Dica 1 – Se preocupe em ser a solução para a empresa:

Quando uma empresa abre uma vaga de trabalho, é porque ela simplesmente tem um problema pra resolver, e precisa que alguém faça isso. Só que nem sempre quem está na posição de entrevistado mostra que ele é a solução que a empresa procura. Muitas vezes o tempo em que a pessoa tem pra perguntar algo pro entrevistador é destinado pra perguntar sobre os benefícios do cargo: Qual o salário?” “Vou ter Vale Refeição? Vale Alimentação? Vale transporte?” Tudo bem que isso pode ser importante pra você, mas primeiro você tem que mostrar que você É a solução que a empresa está buscando e depois se preocupar em exigir algo.

 A ideia é justamente que você possa explorar as suas qualidades que tem relação com aquilo que a empresa necessita.

Dica 2: Ter Energia em entrevista de emprego

A ideia é ser natural, óbvio, mas responder com aquela energia, com alguns sorrisos, ir gesticulando um pouco, mostrar que você tem energia pra gastar. O entrevistador não pode te achar uma pessoa maluca, mas também não pode achar que você está triste e desanimado no momento de arrumar um emprego. Uma coisa é fato: se você naõ tem energia na entrevista, significa para o entrevistador que você naõ terá energia para trabalhar na empresa se passar na entrevista. Portanto, pode ter certeza! Você será eliminado. Por isso, sorriso no rosto e energia naquilo que fala.

Dica 3: Ninguém te contratará porque está com pena de você:

temos que priorizar o valor ao esforço. E porque eu digo que temos que priorizar o valor ao esforço? Simples. Existe um erro MUITO comum que sempre acontece quando vem aquela pergunta: “por que você acha que eu devo te contratar?” E o erro é, justamente, apontar que ele deveria te contratar porque você precisa da vaga. “Eu preciso muito da vaga, estou a um tempo sem trabalho, e por isso mesmo eu irei me esforçar muito, trabalhar bastante pela empresa…” É bacana você dizer que está animado para começar um novo trabalho, uma vez que não tem emprego há algum tempo, porém se preocupe mais em frisar as suas qualidades como profissional, do que pedir o emprego porque não está trabalhando.

perguntas e respostas de entrevista de emprego

Lembre-se: as empresas querem que você traga valor a elas. A contratação não é um favor para nenhum dos lados. Você fica com o salário e com a realização profissional, e a empresa ficará com os resultados de todo o trabalho que você fará para ela.

Dica 4: Estude sobre a empresa que está realizando a entrevista de emprego:

Quase 100% dos entrevistadores querem saber o que os entrevistados sabem sobre a empresa na qual eles estão se candidatando. Isso para saber se o candidato tem interesse genuíno pela empresa, ou se só está ali procurando qualquer empresa para trabalhar, sem saber se pode contribuir ou não. Portanto, seja uma enciclopédia da empresa que pretende entrar.

Dica 5: Treine responder a perguntas clássicas de entrevista de emprego:

Isso mesmo que você ouviu. Treine com antecedência para chegar lá afiado com as repostas e estórias que você quer contar na ponta da língua. Questões como: Fale sobre você. Por que você quer trabalhar na empresa. Por que eu devo te contratar. Fale sobre seus pontos fortes. Fale um ponto fraco. Por que você saiu da última empresa que trabalhou, entre muitas outras que podem ser encontradas relacionadas em blogs, livros e vídeos, devem sim ser estudadas para você saber exatamente o que vai falar.

como se comportar em uma entrevista de emprego

Aí você me pergunta: Mas e se eu estudar muitas e o entrevistador só me perguntar algumas? Não perderei tempo? E a minha resposta seria: jamais! Estudar suas habilidades e assuntos relacionados a você mesmo nunca será demais. Você perceberá que na hora da entrevista estará dominando todos os assuntos relacionados à você e sua carreira, e isso impulsionará sua chance de ter sucesso na entrevista.

O fato é que se você seguir estas 5 dicas, tenha certeza que suas chances chegarão perto dos 100% de você ser levado em consideração e estar na lista dos finalistas para uma escolha. Em inúmeros processos seletivos que já realizei, 90% dos candidatos não são eliminados por falta de competência técnica ou por terem um curriculum ruim; eles são eliminados porque não Se preocupam em ser a solução para a empresa, não demonstram energia, acreditam que o entrevistador tem obrigação de contrata-los porque estão desempregados, não sabem absolutamente nada sobre a cultura da empresa na qual pretendem trabalhar e não tem boas respostas para perguntas clássicas de processos seletivos.

Participar de entrevistas de emprego exigem bastante esforço e treino do candidato antes de acontecer. Isso deixa o candidato mais tranquilo, seguro e com a sensação de ter feito o melhor que podia após a entrevista. Fazendo desta forma, você certamente sairá na frente de mais de 90% dos candidatos e terá altas chances de sair empregado!

Se preferir assistir este conteúdo em um vídeo animado, acesse o nosso canal no youtube clicando na imagem abaixo:

entrevista de emprego
Baixe agora o E-Book - Estratégias de Liderança Pós Coronavírus -100% GRÁTIS

Baixe agora o E-Book - Estratégias de Liderança Pós Coronavírus -100% GRÁTIS

Aprenda os 5 passos críticos para se tornar um líder de resultados a partir de agora.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ricardo
Ricardo

Sou formado em administração de empresas e medicina veterinária, duplamente pós-graduado em gestão de negócios, com experiências de mais de 10 anos, em gestão e liderança em empresas privadas, autarquias e governo, e por várias vezes a crise esteve presente na minha vida, como tenho certeza que na sua também. Isso me deu bastante experiência e gostaria de compartilhá-la com você por meio de artigos, vídeos, postagens, cursos e ferramentas. Foi assim que tive a ideia de criar a SEJA VOCÊ O LÍDER. Um projeto de marketing digital multicanal, visando ajudar você empreendedor(a), líder empresarial, do esporte, na escola, na universidade, da família, ou pessoas que se interessem pelo tema, porque afinal de contas, todo mundo é líder em vários momentos da vida e precisa saber lidar com as situações e emoções. Apresentaremos conteúdos práticos sobre assuntos relacionados à liderança, gestão, motivação, finanças, entre outros, que um grande líder deve saber. Siga-nos em nosso site Seja Você o Líder, nas redes sociais e aproveite nossos artigos e vídeos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.